O sistema de

saúde na Alemanha

O sistema de saúde alemão assenta no princípio da solidariedade. Todos os cidadãos são obrigados a subscrever um seguro de saúde se viverem na Alemanha ou tiverem o seu local de residência na Alemanha.

O sistema de cuidados de saúde é financiado por seguros de saúde estatutários e privados. Estes são financiados pelas contribuições dos seus membros.

 

Todos os cidadãos são obrigados a subscrever um seguro de saúde se viverem na Alemanha ou tiverem o seu local de residência na Alemanha.

 

Aqueles que ganham mais podem permanecer no seguro de saúde obrigatório ou escolher um seguro de saúde privado.

Medicos e Enfermeiros Emprego

Alguns grupos de pessoas estão isentos do seguro obrigatório no GKV, se os seus rendimentos forem inferiores ao abaixo do limite legal do seguro. Estes incluem, por exemplo, os funcionários públicos e os trabalhadores independentes.

 

 

Os trabalhadores estão cobertos por um seguro de saúde obrigatório se os seus rendimentos não excederem um determinado limite (em 2020, o limite do seguro obrigatório é de 5.212,50 euros por mês).

Ao nível dos cuidados hospitalares, existem hospitais universitários, municipais e diversos grupos privados de operadores. Também é bastante comum encontrar unidades hospitalares – hospitais gerais ou especializados – geridas por ordens religiosas.

 

Os cuidados de saúde primários estão habitualmente a cargo de clínicas independentes, sendo que todos os utentes podem escolher o seu médico de clínica geral, mas têm também a liberdade de consultar um especialista sem necessidade de referenciação prévia.

Na prática, todas as instituições prestadoras de cuidados de saúde podem atender os utentes do serviço “público” (estatal) e do privado, existindo assim uma maior liberdade de escolha do utente da instituição prestadora.

Equipa de Saude Alemanha

VENTIMIGUIS

UNIPESSOAL LDA

NIF: 515 936 782

© 2021 VENTIMIGUIS - UNIPESSOAL LDA

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube