O sistema de
saúde na Alemanha
O sistema de saúde alemão assenta no princípio da solidariedade. Todos os cidadãos são obrigados a subscrever um seguro de saúde se viverem na Alemanha ou tiverem o seu local de residência na Alemanha.
O sistema de cuidados de saúde é financiado por seguros de saúde estatutários e privados. Estes são financiados pelas contribuições dos seus membros.
Todos os cidadãos são obrigados a subscrever um seguro de saúde se viverem na Alemanha ou tiverem o seu local de residência na Alemanha.
Aqueles que ganham mais podem permanecer no seguro de saúde obrigatório ou escolher um seguro de saúde privado.
Alguns grupos de pessoas estão isentos do seguro obrigatório no GKV, se os seus rendimentos forem inferiores ao abaixo do limite legal do seguro. Estes incluem, por exemplo, os funcionários públicos e os trabalhadores independentes.
Os trabalhadores estão cobertos por um seguro de saúde obrigatório se os seus rendimentos não excederem um determinado limite (em 2020, o limite do seguro obrigatório é de 5.212,50 euros por mês).
As caixas de seguro de saúde legais são legalmente obrigadas a cobrir os custos de tratamento dos seus segurados nos hospitais.
O financiamento ocorre no âmbito da chamada remuneração hospitalar, que é regulada por lei. Esta remuneração cobre os custos de funcionamento dos hospitais, tais como custos de pessoal, custos de material, custos de investimento e depreciação.
O montante da remuneração é determinado pelos fundos de seguro de saúde e pelos hospitais em negociação. No entanto, os hospitais devem cumprir certos padrões de qualidade para receberem a remuneração.